ULTRAMARATONA TRAIL RUN CS 62K
O desejo de correr uma ultramaratona trail é antigo, e neste último final de semana eu pude realizá-lo.
Há quase um ano, saí em busca de uma prova para dar o start nessa aventura das ultras trail, pois bem, a prova escolhida foda a Ultramaratona Trail Run CS 62K (@ultramaratonatrailruncs organizada pela @chelso), neste ano com o percurso de Brotas até São Pedro-SP.
Como eu gosto de desafios, optei por fazer os 62 quilômetros solo e sem apoio, o que significa que estaria por conta e risco, contando apenas com os 5 PCs (Postos de Controle) alocados ao longo do percurso. Aqui vale parabenizar a organização da prova, pois nos postos havia água gelada, frutas (laranja e banana), bolachas salgadas, alguns contando com coca-cola e isotônico, e também ambulâncias em cada um deles, além de uma equipe muito atenciosa.
Até o KM 22 foi tudo muito bem, apesar de ter saído muito forte – erro muito juvenil -, praticamente num rítmo de rua, fizemos a meia-maratona para duas horas.
Não bastasse esse exagero nos primeiros 22km, à partir daí começaram os picos de elevação, do KM 22 ao KM 24, foram mais de 400 metros de elevação na altimetria, o que impactou diretamente no restante do rítmo da corrida.
Fomos em um trote leve até o KM 42 para fechar a maratona em 5 horas e meia. Nesse interim era notável o cansaço não só meu, mas dos colegas corredores também, então foi a oportunidade perfeita para inicar uma conversa e buscar uma um gás adicional em um apoiando o outro.
Depois do KM 42, e com subidas cada vez mais íngrimes, o cansaço cada vez mais evidente, a alternância entre o trote e a caminhada se tornou corriqueira. Mais uma vez foi a deixa para conhecer novas pessoas – como costumo dizer, cada um sabe das suas dores e tem suas razões.
Do KM 47 ao 56 e ao lado do @r.h.bendassolli, fomos numa mescla entre trote e caminhada, prevalecendo a caminhada.
Ambos chegamos no último ponto de controle (KM 56,4), agora faltando apenas 6 quilometros para o final do desafio, @r.h.bendassolli partiu na frente e fui logo na sequencia. Buscando forças lá no fundo do coração, saí determinado a terminar – nem que fosse me arrastando – mas havia uma subida que seria a mais brutal que já vi em toda minha vida. Não teve jeito, após caminhar por alguns metros, o mal estar me tomou conta, então tive de realizar duas pausas para vomitar.
Superada a subida mortal de aproximadamente 1 quilômetro, veio o plano e o alívio, o sentimento de que tudo estaria acabando e teríamos nosso momento de glória.
Por fim, chegamos.
Me sentei na cadeira, sem conseguir falar, me mexer, só queria ficar ali por horas em silêncio me recompondo. Vale salientar mais uma vez a atenção que, não só a equipe da Chelso, mas outros atletas também me deram. E, então, com minhas últimas forças eu só consegui… Vomitar mais… É, queria que fosse diferente, mais bonitinho, mas não foi, foi isso daí mesmo.
De tudo isso, todas as dores, sofrimentos e pensamentos, sou muito grato a Deus, pois colocou das lições mais valiosas para mim que foi a da HUMILDADE. Saber reconhecer as limitações e não subestimar nada e nem ninguém. Subestimei a prova e quebrei.
Tempo: 9h06m47s
Altimetria: 1194m
Agradecimentos aos meus Anjos da Guarda:
@valmirnunesultra - Treinador
@samaracarvalho.fisio - Fisioterapeuta
@danielnovaisguedes - Ortopedista
@deborahlestingi.nutri - Nutricionista
Ao Apoio Técnico (e novas amizades):
@r.h.bendassolli – parceiro de corrida do KM47 até o final praticamente.
Jean – atleta que me acompanhou boa parte do percurso.
E alguns dos que me inspiram e nem sabem (aqui vale o que sempre digo: você inspira pessoas):
@valmirnunesultra @sergiogarciarun @lecarvalhorun @mgretemeier @senhorfritz @zilmarodrigues_ @ultragusmao @runrobertrun18 @canalcorridamfoco @laurindoultramaratonista @thiagorochamiranda @nilsonpaulolima @danielfelipelucas @felipe.f3 @esteves.anjos @sidneytogumi e tantos outros.
Obrigado também a todos que sempre apoiaram e me mandaram mensagens de incentivo ao longo da prova, vocês são phodas! <3
#patoloko #running #runner #run #corrida #corridaderua #maratona #meiamaratona #marathon #halfmarathon #21k #ultramaratonas #ultramarathon #trail #ultratrail #utmb #lamission #brotas #saopedro #ultramaratonista #ultramaratona #ultratrail #ultramaratonatrail #chelso #ultramaratonatrailruncs #utmb #montblanc #survive #vida #life #deus #god